Pesquisar
Documentário O Capital no Século XX

Filme baseado no livro do economista Thomas Piketty, em antestreia na Festa do Cinema Francês

No mês em que chega às livrarias Capital e Ideologia, o novo livro de Thomas Piketty (ed. Temas & Debates), a Festa do Cinema Francês apresenta o documentário O Capital no Século XXI, baseado na obra anterior do economista francês. Exibido em antestreia nacional dia 15 de Outubro, às 19 horas, no Cinema São Jorge, o filme será seguido de uma conversa com o professor e economista José Tavares e o jornalista Pedro Santos Guerreiro. O filme tem estreia marcada depois nos cinemas nacionais a 22 de Outubro.

O Capital no Século XXI
é uma jornada pela riqueza e pelo poder, que desmonta o popular pressuposto de que “a acumulação de capital acompanha o progresso social”, lançando uma nova luz sobre as crescentes desigualdades da actualidade. Numa viagem através do tempo, o documentário entrelaça referências da cultura pop com entrevistas com alguns dos especialistas mais influentes do mundo. O livro tornou-se uma referência na história económica, social e política actual, com mais de três milhões de cópias em todo o mundo, e colocou Piketty na lista de pessoas mais influentes da Time Magazine.

Sobre os convidados

Doutorado em Economia por Harvard – onde também já leccionou – José Tavares é professor da Nova SBE e investigador no Centre for Economic Policy Research em Londres. Desenvolveu a sua investigação na área da economia política, temas como democracia e crescimento económica, corrupção e custos da discriminação de género. Em 2019, publicou o ensaio A Europa Não É Um País Estrangeiro.

Licenciado em Gestão pela Instituto Superior de Gestão com MBA da Universidade de Lisboa, Pedro Santos Guerreiro fundou o Jornal de Negócios que dirigiu entre 2007 e 2014. Foi ainda director do Expresso entre 2014 e 2019. É colunista regular da Rádio Renascença, do Expresso, comentador da TVI, e tem presença semanal num podcast do ECO. Participa também regularmente em órgãos de comunicação social internacionais.

Sobre o livro O Capital no Século XXI e Thomas Piketty

Thomas Piketty é especialista no estudo das desigualdades económicas, realizou trabalhos de investigação sobre a importância das instituições políticas, sociais e fiscais na relação entre o desenvolvimento económico e a repartição da riqueza. Escreve regularmente para os jornais Libération e Le Monde, e publicou inúmeros artigos em jornais e revistas internacionais.

Em O Capital no Século XXI, publicado pela primeira vez em 2013, o economista procura as grandes dinâmicas que regem a acumulação e a distribuição de capital. As questões sobre a evolução da desigualdade a longo prazo, a concentração da riqueza e as perspectivas de crescimento económico estão no cerne da economia política. Thomas Piketty analisa um conjunto exclusivo de dados de vinte países, que abarcam mais de três séculos, para discernir os padrões socioeconómicos fundamentais. As suas descobertas transformaram o debate e as prioridades da reflexão sobre riqueza e desigualdade das próximas gerações. 


06-10-2020