A vida só pode ser compreendida de frente para trás, mas temos de a viver seguindo em frente.” (Søren Kierkegaard)

O realizador de MARY E MAX – UMA AMIZADE DIFERENTE (2009), Adam Elliot, regressa com MEMÓRIAS DE UM CARACOL, uma nova animação de argila filmada em stop motion, nomeada para Óscar® de Melhor Filme de Animação.

Vencedor do Prémio de Melhor Filme no Festival de Animação de Annecy e do Grande Prémio do Cinanima’24, MEMÓRIAS DE UM CARACOL é a recordação terna e agridoce de uma mulher solitária chamada Grace Pudel, que conta a história da sua vida a um humilde caracol de jardim chamado Sylvia.

A vida de Grace é pautada por adversidades e perdas. Quando a sua família é destruída e a separam do seu irmão gémeo, cria o vício de coleccionar decorações de caracóis para acalmar a sua solidão e depressão. Grace ganha uma nova esperança quando inicia uma amizade com uma  excêntrica Mindinho, que a inspira a sair da sua jaula e a livrar-se das coisas que atafulham a sua casa e a sua mente.

Filmado na arte tradicional e demorada da animação em stop motion, foram necessários sete mil objetos, centenas de braços, olhos e bocas, 200 cenários e cento e 135 mil fotografias feitos à mão para contar a vida de Grace.

Os protagonistas de todos os meus filmes são forasteiros, e os meus temas e narrativas exploram a diferença. Adoro contar histórias repletas de humor e compaixão, reflexões das nossas vidas quotidianas que celebram os momentos de alegria com a escuridão que advém dos desafios da vida. Há mais de 30 anos que tenho um objectivo simples: fazer o meu público rir… e também chorar.” conta Adam Elliot, a propósito do seu mais filme.

MEMÓRIAS DE UM CARACOL estreia a 27 de Fevereiro nos cinemas.