O que acontece na sala de professores fica na sala de professores.

A SALA DE PROFESSORES (THE TEACHERS’ LOUNGE) é um dos nomeados para Óscar de Melhor Filme Internacional e um dos filmes mais emocionantes deste início de ano. Chega esta quinta-feira às salas de cinema nacionais depois de várias antestreias nacionais esgotadas.

Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando surge uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correcta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite…

O realizador Ilker Çatak assina uma primeira obra empolgante acerca do microcosmo da escola como espelho da nossa sociedade e oferece uma perspectiva única sobre as relações entre alunos e professores, e sobre a vida dos professores e os desafios que enfrentam.

Para o produtor do filme Ingo Fliess: “A experiência escolar é omnipresente em todos nós. Todos nós já fomos alunos ou ainda somos professores e temos visões diferentes das escolas. A escola é um período formativo para todos. É onde descobrimos quem somos, como agimos, como resolvemos conflitos. Não será tentador ver um filme chamado A SALA DE PROFESSORES, visto que a maioria de nós nunca foi a uma sala de professores e muitas vezes se perguntou o que se passa lá?”

A SALA DE PROFESSORES teve estreia mundial na última edição do Festival de Berlim, onde recebeu o Label Europa Cinemas. O filme também venceu 5 Prémios do Cinema Alemão e integrou o TOP 5 dos Melhores Filmes Internacionais de 2023 do National Board of Review.