Liane, de 19 anos, atrevida e arrebatada, vive com a mãe e a irmã mais nova sob o sol de Fréjus, no Sul de França. Obcecada pela beleza e pela necessidade de se tornar alguém, vê nos reality shows a possibilidade de ser amada. O destino parece finalmente sorrir-lhe quando faz audições para o programa “L’Ile des Secrets”.

Apresentado em Competição Oficial do Festival de Cannes, DIAMANTE BRUTO, primeira longa-metragem da realizadora francesa Agathe Riedinger, propõe um retrato vibrante de emancipação de uma jovem mulher.

“Os reality shows são um tema de estudo fascinante. Mas repudio o desprezo de classe, a hipersexualização das mulheres e o sexismo que exibem, a cultura da violação que alimentam, os valores conservadores e ultraconsumistas que defendem”. Para a realizadora, “DIAMANTE BRUTO é um filme sobre o olhar. Existe o olhar da sociedade sobre Liane, o olhar de amor / ódio do seu público, que a nutre, o olhar de ressentimento que ela tem pelos amigos e pelos homens. E há, claro, o olhar fascinado que ela tem perante os ícones dos reality shows ou as redes sociais.”

DIAMANTE BRUTO foi apresentado em estreia nacional na última edição da Festa do Cinema Francês em Outubro passado e recebeu duas nomeações para César de Melhor Primeiro Filme e Melhor Revelação Feminina para a actriz principal Malou Khebizi. Estreia a 27 de Março nas salas de cinemas portuguesas.