Estreia em Maio, no mês em que se assinala o 80º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial, a animação francesa A Mais Preciosa Mercadoria (La Plus Précieuse des Marchandises), adaptação do livro homónimo de Jean-Claude Grumberg, publicado nas edições Dom Quixote, sobre a Shoah e os horrores do Holocausto.

Realizado por Michel Hazanavicius (O Artista, Agente 117, O Formidável), com as vozes de Dominique Blanc, Grégory Gadebois, Denis Podalydès e Jean-Louis Trintignant, A Mais Preciosa Mercadoria propõe uma abordagem poética, filosófica e humanista de um dos momentos mais marcantes da história da Humanidade.

Era uma vez, numa vasta floresta, um pobre lenhador e uma pobre lenhadora. O frio, a fome, a miséria e a guerra que os cercavam tornavam a vida quase insuportável. Um dia, a pobre lenhadora encontra um bebé, lançado de um dos muitos comboios que, sem cessar, atravessam a sua floresta. Protegido a todo custo, aquele pequeno ser, aquela frágil mercadoria, irá transformar a vida da mulher, do seu marido e de todos aqueles que cruzarem o seu caminho, inclusive o do homem que o atirou do comboio. A sua história revelará o pior e o melhor do coração humano.

A Mais Preciosa foi apresentado em Competição Oficial na última edição do Festival de Cannes e estreou em França em Novembro passado, onde já foi visto por mais de 600.000 espectadores. O filme tem estreia marcada a 8 de Maio em Portugal.