O documentário A IRMANDADE DA SAUNA mergulha nas propriedades curativas das saunas de fumo numa comunidade de mulheres na Estónia. Inspirado na tradição incluída na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2014, o filme que se estreou nos cinemas no final de fevereiro despede-se das salas obscuras com uma última sessão especial, organizada a 30 de Abril, pelas 19 horas, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.
Na escuridão da sauna de fumo, mulheres partilham os seus segredos mais profundos e experiências mais íntimas. Conversam sobre o tempo que passa, a vida, a doença, os traumatismos, o amor, a sexualidade, a intimidade e a morte. Através de uma sensação de comunhão, lavam a vergonha confinada nos seus corpos e recuperam a sua força.
Filmado quase como um quadro de Vermeer ou Rembrandt, a câmara da realizadora Anna Hints nunca é intrusiva nem mecânica. As imagens movem-se como o fumo, arrastando-se e flutuando, ficando brevemente suspensas antes de desaparecerem e reaparecerem. Com uma voz e autoridade autênticas próprias do seu legado, Anna Hints procura oferecer uma experiência transformadora de se ser humano num corpo feminino, mostrando as mulheres “como elas são”.
A IRMANDADE DA SAUNA recebeu o Prémio de Melhor Realização no Festival de Sundance assim como o Prémio de Melhor Documentário Europeu nos European Film Awards.
A última sessão do filme decorre no dia 30 de Abril, pelas 19 horas, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa. A projecção do filme será seguida de uma conversa com Susana Bessa, crítica de cinema (À Pala de Walsh, Público). Os bilhetes para a sessão podem ser adquiridos no local e no site do cinema.