Estreado mundialmente na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2023, A AMA DE CABO VERDE (ÀMA GLORIA), da realizadora francesa Marie Amachoukeli-Barsacq, é um retrato terno e comovente da infância, filmada à altura de criança, e uma verdadeira carta de amor às amas. Pode ser visto a partir de 11 de Julho nas salas de cinema nacionais.
A AMA DE CABO VERDE conta a história de Cléo, de seis anos, que adora Glória, a ama que a criou desde que nasceu, depois da morte da sua mãe. Quando Glória deve regressar a Cabo Verde, para junto dos seus filhos, Cléo pede-lhe que prometa que se vão voltar a ver. Glória convida-a então a passar um último Verão juntas na ilha…
Rodado entre Paris e a ilha de Santiago, em Cabo Verde, o filme reúne Ilça Moreno Zego, no papel de Glória, e Louise Mauroy-Panzani, no papel da pequena Cléo.
“Com A AMA DE CABO VERDE, quis falar da infância. E, aos meus olhos, a infância é um vulcão, uma canção de embalar e o amor louco que nos une a quem nos criou. Seja ou não da nossa família.” revela a realizadora, que se inspirou na vivência pessoal para explorar a relação e a ligação única entre ama e criança, destacando a vida e a realidade das mulheres migrantes que cuidam dos filhos dos outros.
A AMA DE CABO VERDE estreia nos cinemas a 11 de Julho.