Totone, 18 anos, passa a maior parte do seu tempo a beber cerveja e a ir a bailes com o seu grupo de amigos. Mas a realidade bate-lhe à porta, quando tem de cuidar da sua irmã de 7 anos e arranjar uma maneira de os sustentar. Com os amigos, propõe-se então fabricar o melhor queijo comté da região, aquele com o qual poderia ganhar a medalha de ouro no concurso agrícola e 30000 euros.
Amor e Queijo (Vingt Dieux) é a primeira longa-metragem da realizadora francesa Louise Courvoisier, com Clément Faveau e Maïwène Barthelemy. Filmado na aldeia de infância na região do Jura em França, o filme apresenta um retrato vibrante e comovente de uma juventude rural. Recebeu o Prémio da Juventude Un Certain Regard na última edição do Festival de Cannes e dois César da Academia Francesa de Cinema para Melhor Primeiro Filme e Melhor Revelação Feminina.
Amor e Queijo é exibido em antestreia nacional em abertura do FICS – Festival Internacional de Cinema de Santarém – a 21 de Maio, antes de estrear nas salas de cinema nacionais a 22 de Maio.