Depois de BUENA VISTA SOCIAL CLUB (1999), PINA (2011), O SAL DA TERRA (20214) e poucas semanas depois da estreia nos cinemas de DIAS PERFEITOS (2023), chega às salas ANSELM – O SOM DO TEMPO (2023), o novo documentário do realizador alemão Wim Wenders.
Filmado ao longo de dois anos em 3D, ANSELM – O SOM DO TEMPO mergulha-nos no extraordinário mundo de um dos maiores artistas contemporâneos, Anselm Kiefer. Passado e presente entrelaçam-se para esbater os limites entre o filme e a pintura, permitindo-nos uma imersão completa no trabalho do artista, no seu percurso de vida, na sua inspiração e no seu processo criativo, bem como no seu fascínio pelo mito e pela história.
“Em ANSELM – O SOM DO TEMPO, filmámos as mais incríveis obras de arte, telas, esculturas, desenhos, edifícios e paisagens. Mas também inventámos cenas da infância do Anselm e mergulhámos na sua história… Espero que o público consiga abandonar as categorias e as opiniões, esquecer quaisquer ideias preconcebidas sobre o que a arte pode ser ou alcançar, e admirar simplesmente a espantosa amplitude do trabalho deste grande homem: o romântico, o poeta, o pensador e o visionário alemão Anselm Kiefer.”
Nascido em 1945 na Alemanha, Anselm Kiefer é um dos mais importantes e versáteis artistas contemporâneos. A sua prática artística integra diferentes suportes: da pintura, escultura, fotografia, instalação à arquitectura. As suas obras integram importantes colecções públicas e privadas em todo o mundo, desde o MoMA ao Museu Guggenheim, em Bilbao, ao Louvre e o Panteão de Paris.