Pesquisar
STEFAN ZWEIG: ADEUS, EUROPA assinala os 75 anos da morte do autor

Filme da realizadora Maria Schrader retrata os anos do exílio na vida de Stefan Zweig, um dos escritores de língua alemã mais lidos e traduzidos do seu tempo.

STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA, da realizadora Maria Schrader, retrata os anos do exílio na vida de Stefan Zweig, um dos escritores de língua alemã mais lidos e traduzidos do seu tempo. O escritor e pacifista judeu austríaco, que previu o declínio da Europa precocemente, deixou o seu país natal em 1934, tentando encontrar a atitude correcta face aos acontecimentos na Alemanha nazi, e um lar no novo mundo. Apesar da recepção hospitaleira e enorme reconhecimento, o autor não conseguiu um substituto para a sua pátria e nunca mais regressou do exílio. STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA descreve quatro episódios da vida de Zweig na América do Norte e do Sul: a sua primeira estadia no Brasil, a participação no Congresso P.E.N. em Buenos Aires em 1936, a visita a Nova Iorque em 1941 e a morte em Petrópolis no ano seguinte.


O filme tem antestreia nacional marcada no dia 24 de Janeiro, às 21 horas, no Cinema São Jorge, no âmbito da KINO - Mostra de cinema de expressão alemã, organizada pelo Goethe-Institut, com a presença da realizadora Maria Schrader e do co-argumentista Jan Schomburg.


A KINO apresenta ainda uma sessão dedicada à escolas e universidades no dia 25 de Janeiro, às 11 horas, no Goethe-Institut, com a presença também da realizadora e do co-argumentista. A entrada é livre, sujeita à inscrição ([email protected]).


Perante o testemunho importante da experiência de fuga e de migrações forçada, e a surpreendente actualidade da obra de Stefan Zweig, estão previstas duas sessões especiais para conversar sobre o filme e o autor em Fevereiro. As sessões são organizadas em colaboração com a Embaixada da Áustria e o Goethe-Institut / KINO. Os bilhetes estarão à venda no cinema.


Sessão "A Europa de Zweig e a Europa de hoje"
11 de Fevereiro – 19 horas – Cinema Monumental
Projecção do filme, seguido por uma conversa
Convidados: Viriato Soromenho-Marques (cronista e professor universitário) e Thomas Stelzer (Embaixador da Áustria)


Sessão “Stefan Zweig - Literatura e Exílio”
18 de Fevereiro – 19 horas – Cinema Monumental
Projecção do filme, seguido por uma conversa
Convidados: Pedro Mexia (cronista e crítico literário), Filipa Melo (escritora e crítica literária) e Álvaro Gonçalves (tradutor)


STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA estreia nas salas de cinema nacionais a 23 de Fevereiro, assinalando os 75 anos da morte do escritor. 

10-01-2017