Pesquisar
Sessão “A Europa de Zweig e a Europa de hoje

Projecção do filme STEFAN ZWEIG - ADEUS, EUROPA e conversa com Viriato Soromenho-Marques e Thomas Stelzer 

STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA, da realizadora Maria Schrader, retrata os anos do exílio na vida de Stefan Zweig, um dos escritores de língua alemã mais lidos e traduzidos do Século XX, no ano em que se comemora o 75º aniversário da morte do autor.

O escritor e pacifista judeu austríaco, que previu o declínio da Europa precocemente, deixou o seu país natal em 1934, tentando encontrar a atitude correcta face aos acontecimentos na Alemanha nazi, e um lar no novo mundo. Apesar da recepção hospitaleira e enorme reconhecimento internacional, o autor não conseguiu um substituto para a sua pátria e nunca regressou do exílio. STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA descreve quatro episódios da vida de Zweig na América do Norte e do Sul: a sua primeira estadia no Brasil, a participação no Congresso P.E.N. em Buenos Aires em 1936, a visita a Nova Iorque em 1941 e a morte em Petrópolis no ano seguinte.

Perante a surpreendente actualidade da obra de Stefan Zweig que aborda as questões do exílio, da migração involuntária e forçada, tal como é vivida por milhares de pessoas nos dias de hoje, e a saudade de um mundo passado e perdido, a distribuidora Alambique, a Embaixada da Áustria em Portugal e o Goethe-Institut organizam uma sessão especial do filme "A Europa de Zweig e a Europa de hoje" sobre o panorama político do mundo de Zweig e do mundo de hoje, com o cronista e professor universitário Viriato Soromenho-Marques e o Embaixador da Áustria em Portugal Thomas Stelzer. A sessão decorre no dia 11 de Fevereiro, às 19h30, no Cinema Monumental. Os bilhetes podem ser adquiridos no cinema.

STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA tem estreia marcada nas salas de cinema nacionais a 23 de Fevereiro, assinalando a data de aniversário da morte do autor.

Organização: Alambique, Embaixada da Áustria, Goethe-Institut e Medeia Monumental.


07-02-2017