Pesquisar
Reposição do filme O VENDEDOR nos cinemas

Último filme de Asghar Farhadi venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O VENDEDOR, que teve estreia nas salas de cinema nacionais em Dezembro passado, já tinha vencido os Prémios de Melhor Argumento e de Melhor Actor na última edição do Festival de Cannes. É também o segundo óscar do realizador iraniano que tinha sido premiado em 2012 na mesma categoria pelo seu filme UMA SEPARAÇÃO.

Numa declaração publicada, os realizadores dos cinco filmes nomeados para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro denunciaram o “clima de fanatismo e nacionalismo” nos Estados Unidos e noutros lugares e dedicaram o prémio à “união e liberdade de expressão”.

Asghar Farhadi não compareceu aos Óscares, em protesto contra o decreto proibindo temporariamente a entrada nos EUA de cidadãos de sete países de maioria muçulmana. "A minha ausência é por respeito às pessoas do meu país e das outras de seis nações, que foram desrespeitadas pela lei desumana que proíbe a entrada de imigrantes nos EUA (…) Cineastas podem usar as suas câmaras para capturar qualidades humanas partilhadas e quebrar estereótipos de várias nacionalidades e religiões. Criam empatia entre nós e os outros. Uma empatia necessária hoje mais do que nunca”, afirmou o realizador num discurso escrito, lido em palco.

Para celebrar o prémio, O VENDEDOR pode ser (re)visto nos Cinemas Medeia Monumental em Lisboa e no Cinema Trindade no Porto, a partir da quinta-feira, dia 2 de Março.

No mesmo dia, chega em DVD às lojas, juntamente com uma colecção especial Asghar Farhadi incluindo os três últimos filmes do realizador: UMA SEPARAÇÃO (Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), O PASSADO (Prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes) e O VENDEDOR (Óscar de Melhor Filme Estrangeiro).

O filme já está disponível nas plataformas de Video-On-Demand (Filmin, NOS, Nowo, MEO, Vodafone). 

01-03-2017