Pesquisar
Fellini 8 ½ e Julieta dos Espíritos em versão restaurada nos cinemas
Filmes integram o ciclo Essencial Fellini no Cinema Medeia Nimas, O Cinema da Villa e Cinema Trindade. 

O grande clássico Fellini 8 ½ (1963) é o terceiro filme do ciclo Essencial Fellini, a ser exibido nos cinemas, em versão restaurada, a partir de 20 de Agosto.

Marcello Mastroianni, alter ego de Fellini, interpreta Guido Anselmi, um realizador a atravessar uma crise de inspiração. Durante a estadia numas termas, todos os seus fantasmas lhe aparecem, como que em sonhos, misturados com as pessoas reais que frequentam o local ou que o vêm visitar: familiares, atores, produtores e até críticos. Como não consegue encontrar soluções para o seu próximo filme, Guido abandona-se às recordações de infância e a sua imaginação divaga. E quando já se prepara para abandonar o projeto, todas as personagens lhe voltam a aparecer. Guido junta-as todas e dá a ordem de filmar.

Fellini 8 ½ transforma a crise artística de um homem num épico de cinema. O filme recebeu os Óscares de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Guarda-Roupa em 1964.

Menos conhecido, Julieta dos Espíritos (1965) é o reverso feminino de Fellini 8 ½. Fellini volta a dirigir a mulher e actriz Giulietta Masina na sua primeira longa-metragem a cores, o uso magistral do Technicolor revelando-se um dos grandes triunfos do filme.

Suspeitando da infidelidade do marido, Giulietta entra numa jornada surreal de autodescoberta, repleta de sonhos selvagens e fantasias encantatórias que envolvem Suzy, a sua vizinha sexualmente emancipada, e seu estilo de vida glamouroso dos anos 1960.

Julieta dos Espíritos é exibido, também em versão restaurada, a partir de 27 de Agosto. Os dois filmes integram o ciclo Essencial Fellini que visam comemorar o centenário do grande cineasta italiano, uma iniciativa da Risi Film e Alambique, com o apoio da Festa do Cinema Italiano e do Istituto Italiano di Cultura.

12-08-2020